título

Pavimento MosaicoCom o advento da internet a Loja Cayrú ressente-se, sem dúvida, de um veículo de comunicação que possa satisfazer as perguntas que normalmente são remetidas por alguns internautas. Tais como: O que faço para ser maçom? Solicito contato pois desejo entrar para a maçonaria, etc.

Alguns escritos existentes neste sentido são trabalhos fechados e, normalmente, não estão ao alcance fácil do internauta.

Assim sendo esperamos que, num primeiro momento, a coleção de perguntas que se seguem sejam resposta simples, sem abordar a história ou a liturgia maçônica, e que também possam satisfazer a curiosidade de alguns internautas.

O QUE É A MAÇONARIA?
     A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista.

POR QUE FILOSÓFICA?
     Porque trata da essência, efeitos e propriedades das causas naturais. Investiga as leis da natureza e relaciona as primeiras bases da moral e da ética.

POR QUE FILANTRÓPICA?
     Pelo fato de não visar o lucro pessoal de nenhum de seus membros ou de classe social. Suas arrecadações e seus recursos se destinam ao bem-estar do gênero humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.

POR QUE PROGRESSISTA?
     É tida como progressista por partir do princípio da imortalidade e da crença em um princípio criador regular e infinito. Não se atendo a dogmas, prevenções e superstições. Reconhece como limite na busca da verdade apenas a razão com base na ciência.

QUAIS OS SEUS PRINCÍPIOS?
     Tem como princípios a LIBERDADE, a IGUALDADE, a FRATERNIDADE.

POR QUE?
     A liberdade refere-se à liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças, nações.

     A igualdade refere-se aos direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, a raça ou a nacionalidade.

     A fraternidade pelo fato de todos sermos filhos do mesmo Criador.

QUAL O SEU OBJETIVO?
     Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.

COMO INGRESSAR NA MAÇONARIA?
     Entre outros os seguintes requisitos:
      
- ter reputação ilibada.
       - exercer profissão ou atividade lícita que lhe assegure a subsistência própria e de sua família.
       - não ter processos criminais em curso.
       - nunca ter sido condenado por crime infame, a juízo da maçonaria.
       - estar quite com o serviço militar.
       - dispor de tempo para dedicar à instituição, principalmente, para freqüentar as reuniões.

     O interessado deve procurar um amigo, que saiba ser maçom, e solicitar-lhe que o proponha para ingressar na maçonaria. É preciso esclarecer que a recusa de encaminhamento de uma proposta não significa, necessariamente, demérito.

Exigência básica:
    
- ter sua vida particular examinada pela maçonaria, que não tolerará desvios de conduta.

Obrigações pecuniárias:
    
- o candidato deverá dispor da quantia para atender às despesas de sua iniciação. Não há pagamento antecipado.
     - suas contribuições após a admissão variam de Loja para Loja, mas são sempre compatíveis com o nível social do maçom.
     - para as obras de caridade, contribuirá de forma especial, com quanto ditar a sua consciência. Tal contribuição é feita em caráter reservado.
     - os gastos sociais: com festas, jantares ou almoços de confraternização, possíveis excursões e outros, têm um custo razoável. O maçom pode abster-se de tais atividades.

Vantagens de ser maçom:
    
- a maçonaria não é uma sociedade de auxílio mútuo.
     - também não é um clube para se fazer negócios ou para angariar clientes. Evidentemente que as amizades entre os maçons acabam sendo fator de aproximação, o que não é exclusividade da maçonaria.
     - as vantagens de ser maçom, são inúmeras, mas não de ordem material, como muitos pensam. São de natureza moral, filosófica e espiritual.

A MAÇONARIA É RELIGIOSA?
     Sim, é religiosa por reconhecer a existência de um princípio criador, regulador, absoluto ao qual se dá o nome de GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

ENTÃO A MAÇONARIA É UMA RELIGIÃO?
     Não. A maçonaria não é uma religião. Abrigando em seu seio todas as religiões não existe a necessidade de nenhum maçom renunciar à sua religião.

O QUE A MAÇONARIA COMBATE?
     A ignorância, o fanatismo, a superstição e os preconceitos. A intemperança, o vício, a discórdia e os privilégios.

E O SEGREDO MAÇÔNICO?
     Muitas vezes temos ouvido referências pouco elogiosas à maçonaria. Não blasfemes, não cometais injustiças com o que não podeis compreender. Esperai e lutai com denodo. O segredo deixará de o ser, para vós, muito mais cedo do que podeis calcular.

E O MAÇOM NA SOCIEDADE?
     O maçom perante a sociedade é um homem comum, com os mesmos deveres e direitos de qualquer cidadão.

PODE-SE SAIR DA MAÇONARIA?
     Sim. Qualquer um, após ter sido iniciado, pode tranqüilamente deixar os quadros da maçonaria. É claro que ele não deixará de ser um "iniciado", já que iniciação não pode ser devolvida.

A MAÇONARIA É UNIVERSAL?
     Sim. Entretanto, não existe um PODER INTERNACIONAL que dirija a maçonaria. A maçonaria é uma instituição universal na mais ampla acepção da palavra e os maçons se reconhecem em qualquer parte.

E A JUVENTUDE NA MAÇONARIA?
     A média de idade dos membros da maçonaria é de mais ou menos 38 anos. Há muitos idosos.
A maçonaria cuida dos jovens através das organizações denominadas DeMolay e Filhas de Jó, existem também os "Lowtons" e as Ações Para-Maçônicas Juvenis (APJs).

A MULHER PODE INGRESSAR NA MAÇONARIA?
     Não. No sistema da Maçonaria Brasileira não de admite a iniciação de mulheres. Segundo as normas internacionais, bem antigas, de 1700, a admissão é reservada aos homens.

A MAÇONARIA É SECRETA?
     Não, pela simples razão de que sua existência é amplamente conhecida. O único segredo que existe só se conhece depois do ingresso em seus quadros.

O QUE É UMA LOJA?
     Denomina-se Loja o local onde os maçons se reúnem.

E AS FESTAS?
     Costuma-se chamar de Festa Branca aquela aberta ao público em geral. Existem, também, as Festas Cívicas. No Brasil, as datas cívicas são obrigatoriamente comemoradas pelas Lojas, que patrocinam debates e conferências sobre os vultos históricos do País, convidando, quase sempre, autoridades não-maçônicas a participarem de tais festividades.

     Em qualquer parte do mundo procura-se incutir no maçom o sentimento de patriotismo.