A Augusta e Respeitável Loja  Simbólica Cruz de Perfeição Maçônica CAYRÚ, nº 762, foi fundada no primeiro ano do século XX, mais precisamente no dia 15 de Setembro de 1901.

Conhecida nacional e internacionalmente como CAYRÚ DO MÉIER, tem uma história rica, plena de nobilitantes realizações no contexto das lojas maçônicas do Grande Oriente do Brasil, potência a que está federada e do Grande Oriente do Brasil - Rio de Janeiro, do qual é jurisdicionada.

Dentre as condecorações recebidas, é portadora da Cruz da Perfeição Maçônica, conferida pelo Ato nº 8005, de 06 de agosto de 2007, do Grande Oriente do Brasil e a partir de 04 de julho de 2001 passou a ser considerada Palácio Maçônico do Méier, conforme Ato nº 4518 do Grande Oriente do Estado do Rio de Janeiro. Assim, desde 06 de agosto de 2007 e em função da outorga do Grande Oriente do Brasil, o título distintivo da Loja Cayrú nº 762 passou a ser Augusta e Respeitável Loja Simbólica Cruz da Perfeição Maçônica CAYRÚ Nº 762.

Dela saíram quatro Grão-Mestres, sendo três Gerais, José Maria Moreira Guimarães, conhecido como Grão-Mestre Poeta, Osmane Vieira de Resende, o Grão-Mestre Gentileza e Thomaz Cavalcante de Albuquerque, e o primeiro Grão-Mestre do Estado do Rio de Janeiro, Sylvio Claudio.

Dedicada a beneficência e ao ensino profissionalizante, manteve ao longo dos anos escolas de artes gráficas, datilografia, corte e costura e trabalhos manuais, gratuitamente, destinados, principalmente à pessoas carentes.

Há mais de 50 anos, mais precisamente, desde 31 de março de 1959 a Loja publica o Boletim "O CAYRÚ", com distribuição restrita à Maçonaria, contendo temas maçônicos e outras matérias de interesse dos seus leitores.

 

 

Retornar à página principal